Como ficar mais feminina sendo uma mulher trans?

O termo trans é utilizado para se referir a uma pessoa que não se identifica com o gênero de nascença. De modo geral, quando nascemos nosso gênero é determinado pelo nosso sexo, ou seja, conforme a genitália que foi formada durante a gestação.

Contudo, algumas pessoas percebem que se identificam com outro gênero e passam a viver como desejam e se sentem melhor consigo mesmas. Este é o caso de mulheres transgênero, que nasceram homens, porém se identificam como mulheres. Para entender melhor sobre este gênero, continue lendo este post.

Leia Mais:
>> Como a cirurgia plástica facial ajuda transexuais em seu processo de transição

>> Quais as cirurgias faciais mais procuradas por transgêneros femininas?

Mulher trans: o que é?

Podemos utilizar mulher trans ou “pessoa trans feminina” para se referir a alguém que foi designado homem, mas se entende como uma figura feminina. Se formos pensar no significado etimológico, o prefixo trans- (oriundo do latim) significa “além de”, “o outro lado” ou até mesmo “o lado oposto”.

Assim, é comum que as pessoas que estão passando pela transição de gênero façam parte do “guarda-chuva” de todos aqueles que possuem uma identidade trans.

O que é ser transgênero?

Até pouco tempo, o transexualismo era classificado como doença, sendo assim ser uma mulher transgênero era sinônimo de ser um homem doente. Foi apenas em junho de 2018 que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a transexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID).

No caso da mulher transexual, além do preconceito gerado pela transição, há ainda a luta feminina por direitos e por segurança. Isso porque a proteção dessas mulheres também têm se tornado pauta constante, visto que a violência e a superação de estigmas fazem parte do dia a dia de pessoas trans.

O Brasil, infelizmente, lidera o ranking dos países que mais matam mulheres e pessoas trans no mundo.

Cirurgia para mulheres transexuais

O processo de transição é um momento que exige uma série de passos, dentre eles a cirurgia para mulher trans compreende não só a mamoplastia de aumento, mas também algumas cirurgias faciais que ajudam a tornar a aparência mais delicada e com características sociais relacionadas ao gênero feminino.

A visibilidade trans tem sido construída nos vários campos de atuação, e na cirurgia plástica já é possível atuar de modo que o processo de transformação para essas mulheres seja um passo significativo rumo à aceitação própria e a identificação das mesmas como sendo do gênero feminino pela sociedade.

Alguns procedimentos que podem ser feitos durante o processo de transição são:

1. Frontoplastia Feminizadora
É a feminização do terço superior da face para trans femininas. Biologicamente, os homens possuem esta região mais marcada e diferente das características femininas, por isso, o objetivo dessa cirurgia é atenuar essas características para facilitar o engajamento social desses pacientes. Outro aspecto importante, é a abertura do diâmetro vertical da órbita, o qual é menor em homens. O aumento do diâmetro orbitário proporciona um olhar mais dócil e feminino.

2.Tireoplastia
Junto com a Frontoplastia, é um dos procedimentos faciais que lideram a procura pelas pacientes buscando feminização facial. Na cirurgia, a cartilagem tireóide – pomo de Adão – é rebaixada, através de uma pequena incisão em uma prega natural entre o mento e o pescoço, tornando o aspecto da região mais feminino e delicado, também eliminando um estigma de pescoço masculino. A cicatriz fica quase inaparente com o tempo.

3. Feminização da Mandíbula
A remodelação da mandíbula é uma etapa importante na feminização facial, pois é um aspecto fundamental na identificação de gênero. O queixo dos homens costuma ser mais alto, mais largo e, na maioria dos casos, mais projetado. E para que o rosto adquira um aspecto mais feminino, essas características precisam ser alteradas para uma mandíbula mais suave, cônica ou oval.

4. Feminização do Lábio
Outra cirurgia muito procurada para transgêneros femininos é a feminização do lábio. Na parte inferior da face, os lábios contribuem para uma identificação de gênero mais expressiva. No procedimento, tanto o volume quanto o comprimento dos lábios são modificados para ficarem com as características mais femininas, com maior volume e mais carnudos, bem como o lábio superior mais curto e evertido, formando um suave “biquinho”.
É importante sempre avaliar as possibilidades junto ao seu cirurgião plástico para entender o que será possível alcançar com os procedimentos estéticos sugeridos.