Quais as cirurgias faciais mais procuradas para transgêneros femininas?

Os procedimentos estéticos e cirúrgicos são indicados tanto para homens quanto mulheres transgêneros. Eles são ótimas opções que complementam a transformação, principalmente porque auxiliam o/a paciente a alcançarem a aparência que condiz com seu gênero.

Quando se trata da face, existem muitas opções que ajudam a delinear o rosto de forma harmônica. Seja para ter traços mais delicados ou mais angulosos, junto ao seu cirurgião plástico é possível avaliar o que pode ser feito.

Quais as cirurgias mais comuns na feminização da face?
As mulheres transgênero podem contar com uma série de procedimentos que delineiam o rosto, tornando os traços mais delicados e femininos. Os procedimentos mais indicados e que podem fazer uma diferença significativa na aparência:

1. Frontoplastia Feminizadora
É a feminização do terço superior da face para trans femininas. Biologicamente, os homens possuem esta região mais marcada e diferente das características femininas, por isso, o objetivo dessa cirurgia é atenuar essas características para facilitar o engajamento social desses pacientes. Outro aspecto importante, é a abertura do diâmetro vertical da órbita, o qual é menor em homens. O aumento do diâmetro orbitário proporciona um olhar mais dócil e feminino.


2.Tireoplastia
Junto com a Frontoplastia, é um dos procedimentos faciais que lideram a procura pelas pacientes buscando feminização facial. Na cirurgia, a cartilagem tireóide – pomo de Adão – é rebaixada, através de uma pequena incisão em uma prega natural entre o mento e o pescoço, tornando o aspecto da região mais feminino e delicado, também eliminando um estigma de pescoço masculino. A cicatriz fica quase inaparente com o tempo.


3. Feminização da Mandíbula
A remodelação da mandíbula é uma etapa importante na feminização facial, pois é um aspecto fundamental na identificação de gênero. O queixo dos homens costuma ser mais alto, mais largo e, na maioria dos casos, mais projetado. E para que o rosto adquira um aspecto mais feminino, essas características precisam ser alteradas para uma mandíbula mais suave, cônica ou oval.

4. Feminização do Lábio
Outra cirurgia muito procurada para transgêneros femininos é a feminização do lábio. Na parte inferior da face, os lábios contribuem para uma identificação de gênero mais expressiva. No procedimento, tanto o volume quanto o comprimento dos lábios são modificados para ficarem com as características mais femininas, com maior volume e mais carnudos, bem como o lábio superior mais curto e evertido, formando um suave “biquinho”.

Existem outras opções que contribuem e atenuam diversas características, e identificar a necessidade delas deve ser algo a ser conversado com seu cirurgião plástico. Cada rosto possui características específicas e uma avaliação médica é fundamental para definir o plano cirúrgico.