Qual a diferença entre a rinoplastia para homens e mulheres trans?

Rinoplastia se refere a um procedimento cirúrgico muito conhecido e já é realizado há bastante tempo, principalmente quando a pessoa sente a necessidade de realizar alguma correção estética do nariz. Porém quando o assunto é o processo de transição para pessoas trans, esta cirurgia plástica tem como foco contribuir para o processo de transformação física.

Diferente do procedimento convencional, é necessário usar técnicas diferentes para cada um dos gêneros em questão. Isso porque além da questão estética, é preciso dar características masculinas ou femininas para o nariz. Quem está em transição anseia por se aproximar o máximo possível das feições do seu gênero e a rinoplastia para esses pacientes é um passo muito importante no processo.

Rinoplastia para Mulheres Trans
Qualquer mudança no nariz tem a capacidade de alterar sensivelmente a aparência da face. No caso das mulheres trans, o nariz mais avantajado e proeminente é uma característica masculina e a rinoplastia é indicada para que seja possível deixar a região mais feminina e delicada.

Para que isso seja possível, durante a operação o cirurgião plástico remove ou altera a forma dos ossos e cartilagens nasais sob a pele. Em pacientes trans femininas os pontos específicos que são mais abordados pela equipe profissional são:

* o rebaixamento do dorso do nariz para que este fique levemente côncavo;
* rotação da ponta nasal, que deixa o nariz mais arrebitado;
* maior definição e projeção da ponta nasal;
* estreitamento nasal, que proporciona um nariz mais delicado e feminino;

A boa notícia é que as cicatrizes são praticamente inaparentes, pois as incisões são realizadas dentro do nariz e na columela, que é a porção mais estreita da base nasal. O processo de recuperação é quase indolor, sendo que se a paciente tiver algum desconforto, este pode ser combatido tranquilamente com analgésicos comuns.

Rinoplastia para Homens Trans
Os homens trans costumam ter um nariz mais delicado e feminino biologicamente e no processo de masculinização da face, a rinoplastia objetiva um aspecto mais robusto para o nariz, masculinizando a face. Dessa forma, a operação tem como principal objetivo aumentar e alterar a forma dos ossos e cartilagens nasais sob a pele.

Para que isso ocorra de forma mais consistente, é possível que o cirurgião plástico opte por utilizar enxertos de cartilagem proveniente da costela, o qual é retirado através das cicatrizes normalmente já existentes da Mamoplastia Masculinizadora. As áreas que são trabalhadas neste processo são:

* o aumento do dorso do nariz;
* alongamento do nariz, caso seja necessário;
* elevação e aumento da área do ângulo nasofrontal (área entre o nariz e a testa);
* rotação inferior da ponta nasal, caso a ponta original apresente algum *nível de arrebitamento;
* definição e projeção da ponta nasal.

As cicatrizes e processo de recuperação é o mesmo, mas caso seja necessário o enxerto de cartilagem a ser retirado da costela, a incisão é feita no mesmo local em que estão as cicatrizes da Mamoplastia Masculinizadora. O processo de recuperação é quase indolor, sendo que se a paciente tiver algum desconforto, este pode ser combatido tranquilamente com analségicos comuns.


Critérios para o novo nariz
Por mais que a transformação seja maior neste tipo de rinoplastia, é muito importante conter as expectativas quanto a modificações drásticas na estrutura nasal. Isso porque os critérios para o novo nariz devem levar em consideração a proporção e a simetria facial, que é definida através da medida da face bem como pela sensibilidade do cirurgião plástico responsável pela operação.

Na Facial Center você pode contar com profissionais especializados em cirurgias faciais para transgêneros. São quase 10 anos de experiência em cirurgias plásticas voltadas para a transformação do rosto para pessoas que estão em transição e desejam dar mais um passo em sua jornada. Se você tem dúvidas, agende uma consulta e conheça nossa equipe.